O gestor de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Celson Pirmann, afirmou que Barra Velha, no litoral norte catarinense, faz parte da região onde 99% de novas empresas são de pequeno porte, o restante representa as grandes empresas.
“Nós temos nessas cidades aproximadamente 54% da mão de obra empregada, isso significa que, se o Micro Empreendedor Individual (MEI) que começou o negócio sozinho, consiga no futuro empregar uma pessoa, o aumento será de 100%. Isso se resume a uma contribuição social muito forte, muito mais forte que uma empresa toda automatizada”, disse Pirmann.
Ele explicou que na maioria das vezes o empreendedor começa com o MEI e com o passar do tempo vai crescendo, evoluindo financeiramente e isso com certeza gera mais empregos. “Todo mundo pode errar, menos o Sebrae, porque nós mechemos com sonhos e quando um empresário nos procura, na maioria das vezes ele tem a economia de uma vida inteira para investir no seu negócio. Temos a obrigação de passar a informação mais exata para que ele tenha condições de acertabilidade, mais sucesso e consequentemente consiga retorno financeiro daquele investimento inicial”.
A declaração foi dada hoje à tarde durante a inauguração da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Barra Velha, uma parceria da gestão municipal com o Sebrae.
“A sala servirá a partir de agora como ponto de apoio para novos empreendedores e até mesmo para àqueles que já estão trabalhando na informalidade. A ideia é dar todo o suporte de orientação desde como abrir um MEI a como gerir esse novo sonho”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Aldair Nizer.
Para o prefeito Douglas Elias da Costa (PL), que lembrou o “boom” pelo qual a cidade vem passando nos últimos 20 anos, a exemplo de tantos migrantes e novos empreendedores de outras regiões, principalmente de outros estados brasileiros, o novo espaço é resultado de uma união de esforços em prol desse crescimento. “Vivemos um novo momento, com novas demandas e nossa gestão busca através de iniciativas como essa, facilitar a vinda e a vida desses novos empreendedores. Nossa equipe está preparada e capacitada para ensinar e resolver essa parte burocrática”.
“Uma sala de muita importância tendo em vista justamente essa quantidade de novos micro e pequenos empreendedores que escolheram nossa cidade para se instalar. No passado as ofertas de empregos eram defasadas e hoje vemos investidores, vemos futuro. Isso resulta em novos empregos e renda para a cidade num todo. Não adianta ter só a melhor das ideias, qualificação e capacitação, tem que também saber administrar. Isso é primordial”, complementou o vereador Daniel Pontes, presidente da Câmara de Vereadores de Barra Velha, parabenizando a iniciativa.
Durante a inauguração estiveram presentes diversas autoridades entre eles secretários, vereadores de Barra Velha e de São João do Itaperiú, assim como o vice-prefeito daquela cidade Jaime de Souza, representantes do Corpo de Bombeiros Militar e empresários.
“Na minha opinião é a melhor coisa que aconteceu. Agora quem quer começar, investir e expandir com responsabilidade e pé no chão, tem onde buscar orientação”, finalizou Ademir Klann, gerente do Centro de Distribuição da Havan, a maior empresa varejista do Brasil, instalado em Barra Velha.
A Sala do Empreendedor está localizada na rua Pedro Alcântara Freitas, 189 – Centro, atrás da Prefeitura. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19 horas. Mais informações pelo Whatsapp (47) 9188-0633.








