A Receita Federal apreendeu hoje no porto de Navegantes, litoral norte catarinense, 430 quilos de cocaína. A droga estava camuflada junto a uma carga de carne bovina congelada, acondicionada dentro de um contêiner. O destino era o porto de São Petersburgo, na Rússia.
Segundo pesquisa na internet, o quilo do cloridrato de cocaína (cocaína pura 99%) na Europa, tem valor aproximado de 42 mil euros, o que poderia render aos bandidos uma bagatela de quase 100 milhões de reais (R$ 96.982,200), levando em conta que cada euro hoje esteja cotado em R$ 5,37, um prejuízo que com certeza vai desestabilizar financeiramente a organização criminosa.
Segundo informações repassadas pela Receita Federal, os fiscais utilizaram um scanner. Os pacotes estavam embalados com selos específicos, uma espécie de código para que os traficantes internacionais pudessem identificá-la. A partir de agora, a Polícia Federal assume a investigação do caso.
OUTROS CASOS – Essa é a segunda grande apreensão de drogas feita pela Receita em menos de 24 horas e a de maior volume neste ano em Santa Catarina, superando em cerca de 100 quilos a apreensão feita horas antes no Porto de Itapoá, também no litoral norte, onde uma van deu entrada no terminal com 327 quilos do pó e acabou descoberta.
Somente em 2023, foram 847 quilos da droga apreendidos em Santa Catarina – 465 deles no terminal de Navegantes.