A Havan, maior empresa varejista brasileira, disponibilizou mais uma vez o hangar em Navegantes (SC) para receber dois novos caças Gripen, adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves foram transportadas da Suécia e chegaram na madrugada do dia 6 de maio.
Elas foram levadas por via terrestre até o aeroporto e permaneceram até o dia 9, onde passaram pela finalização do preparo para voo, como checagem de instrumentos e equipamentos de bordo, assim como instalação dos assentos ejetores e demais procedimentos técnicos de especialistas da aeronáutica e da fabricante SAAB, empresa criadora de sistema de defesa e segurança aeroespacial sediada na Suécia.
Essas foram a 5ª e 6ª unidades que ficaram no hangar da varejista, que disponibilizou toda a estrutura e equipamentos, de forma gratuita, para a FAB e SAAB. Após a finalização do preparo, os caças decolaram com destino a São Paulo.
A atividade dos caças chamou atenção até dos mais experientes. Vídeos com os motores roncando antes da decolagem foram compartilhados em várias redes sociais.
GRIPEN – O Saab JAS 39 Gripen, também designado como F-39 Gripen, é um caça multiuso leve monomotor de quarta geração e meia fabricado pela empresa sueca. Ele foi projetado para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen na Força Aérea Sueca. Pesa 6.622 quilos, tem 14 metros de cumprimento, 8,4 metros de envergadura e tem autonomia de voo de 3.250 quilômetros.